Tecidos Parte 2: Fibras Sintéticas
- Sandra Tumelero
- 14 de jul. de 2015
- 2 min de leitura


As fibras sintéticas são produzidas pelo homem usando como matéria-prima, produtos químicos da indústria petroquímica, são obtidas a partir de polímeros sintéticos. As mais conhecidas são o poliéster (PES), a poliamida ou nylon (PA), o acrílico (PAC), o polipropileno (PP), o poliuretano elastomérico (PUS – Elastano) e as aramidas (Kevlar e Nomex).
Poliéster (PES): são fibras sintéticas de alta resistência, possuem toque agradável e rápida secagem, e podem oferecer aspecto opaco ou brilhante. A resistência das cores do poliéster lhe confere grande durabilidade.
Poliamida (nylon) (PA): A poliamida foi a primeira fibra sintética criada pelo homem. Tem como características a alta resistência, boa resistência à tração e ao rasgo, fácil lavagem, resiste ao amarrotamento, baixa absorção de umidade, boa elasticidade, toque agradável e secagem rápida. Uma grande vantagem da poliamida em relação ao poliéster é o toque mais sedoso e melhor transpiração. São produzidas em muitas cores e possuem a melhor absorção de umidade entre as fibras sintéticas.
Acrílico (PAC): são fibras sintéticas de alto brilho e toque quente. Possuem alta resistência à luz do sol, o que confere alta durabilidade ao tecido e às suas cores, mesmo em uso externo.
Polipropileno (PP): são fibras sintéticas de grande brilho e variedade de cores. Apresentam grande durabilidade e facilidade de secagem.
Elastanos (PUS): O elastano é um filamento sintético conhecido pela sua excepcional elasticidade, é a lycra essencialmente pura. É mais forte e durável do que a borracha, seu principal concorrente.
Aramidas: A aramida é uma fibra sintética leve e muito resistente a impacto (Kevlar - marca registrada da DuPont) e calor (Nomex). É proporcionalmente 7 vezes mais resistente do que o aço. É usada na fabricação de cintos de segurança, cordas, coletes à prova de balas, raquete de tênis, roupas de proteção contra fogo usadas pelos bombeiros, dentre várias outras aplicações. É comum a sua associação à fibra de vidro, e sua aplicabilidade está mais voltada para o meio industrial.
As fibras sintéticas são bastante duráveis e resistentes ao sol e a chuva, portanto são bastante indicadas para uso em ambiente externo em móveis de varandas, jardins e piscinas. Por sua durabilidade, podem ser lavadas várias vezes, o que é excelente para uso em ambientes onde existe muita poeira ou pessoas alérgicas. São, em geral, encontradas em uma variedade enorme de cores e texturas despertando assim a criatividade dos designers. Bastante viáveis economicamente, conferem assim vasta possibilidade de uso na decoração.

Comments